Goji berry: Para que servem

Goji berry são umas bagas de cor vermelha que vêm dos Himalaias (Tibete e Noroeste da China). São muitos os benefícios do seu consumo para a nossa saúde. Veja para que serve, como consumir, e quando tomar goji berry.

Geralmente as bagas de goji são vendidas no seu estado seco e cruas. Elas são desidratadas a temperaturas inferiores a 40 graus célsius, super saborosas, e até podem ser consumidas direto do pacotinho.

Também poderão ser adicionadas aos seus cereais, às saladas, ou aos iogurtes. Idealmente devem ser tomadas de manhã. Poderá também consumi-las por meio de sucos e batidos.

Apesar de ser uma novidade no mundo ocidental, há milhares de anos que os orientais adicionaram esse superalimento à sua alimentação, e até usada na Medicina Tradicional Chinesa.

Benefícios terapêuticos de goji berry

Por que tomar goji berry

As bagas de goji trazem vários benefícios para a nossa saúde. Se pretende uma vida mais energética, mais alegre e saudável, então não pode deixar de incluir o superalimento no seu cotidiano. Elas são saborosas, apesar de um pouco amargas, e é muito fácil de incluí-las na sua alimentação.

De fato, essas bagas são, provavelmente, a fruta mais rica em nutrientes. Elas contêm uma ampla gama de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo.

Elas são um excelente fonte de proteínas completas, ricas em aminoácidos, incluindo 18 aminoácidos diferentes, entre os quais 8 são essenciais. Além disso, contêm 21 minerais, incluindo cobre, ferro, zinco, cálcio, fósforo e selênio.

Também são uma fonte riquíssima de vitaminas do complexo B, principalmente B1, B2 e B6. Também têm uma grande dose de vitamina E.

Além disso, contêm polissacarídeos, responsáveis por fortificar o nosso sistema imunitário, e é mesmo este o maior elemento do alimento responsável pelo efeito antienvelhecimento.

Como pode ver, não faltam propriedades a essas bagas, o que faz delas um superalimento aliado da nossa boa saúde. Por isso ela também é usada na medicina. Veja alguns dos benefícios terapêuticos e fisiológicos dessas bagas.

Benefícios terapêuticos das bagas de goji

As bagas de goji são usadas para o tratamento e prevenção de alguns males. Curioso para saber quais eles são? Dê uma olhada!

 

Afasta a gripe

Goji berry tem um grande poder anti-inflamatório. Como tal ela é uma grande ajuda para manter as gripes afastadas de nós.

Um estudo feito na Universidade Tustd, nos EUA, descobriu que pessoas de idade que ingeriram um suco de goji diariamente tiveram melhores resultados do que as que tomaram a vacina contra a gripe.

De acordo com Simin Meydani, a autora da investigação, revelou que as bagas de goji aprimoram a ação das células que se encontram responsáveis pela ativação das unidades do sistema imunitário, o qual tem função principal de combater as infecções.

Melhora a visão

Como as bagas de goji contêm carotenoides, onde se inclui o betacaroteno, a Zeaxantina e a luteína, elas melhoram a nossa visão. Essas substâncias previnem problemas graves de visão, incluindo aqueles que afetam a mácula, responsável por captar detalhes. Além disso, ela previne a cegueira em pessoas idosas.

Ação anticancerígena

Uma das ações terapêuticas da goji berry é a prevenção do câncer. A quantidade de betacaroteno presente nessa fruta é muito elevada (100 g contêm 7,4 mg do nutriente). O betacaroteno tem um alto poder antioxidante, o que previne o aparecimento de tumores, por combater os radicias livres.

Como sabemos, os radicais livres provocam mutações nas células. O câncer nada mais é do que uma célula que sofreu uma mutação maligna.

Bom funcionamento intestinal

As fibras das bagas favorecem o funcionamento dos intestinos, prevenindo doenças do trato digestivo.

 

Ainda tem dúvidas sobre tomar, ou não goji berry? Tomou nota de quando tomar goji berry e como consumi-la? Agora é só ser muito feliz, cheio de saúde!

Comentários