É possível aumentar a Inteligência: Conheça 5 maneiras de maximizar o potencial cognitivo.

Algum tempo atrás eu ouvi uma palestra em que o professor dizia que a pessoa não tinha muito controle sobre a própria inteligência. Era genético, ele dizia e afirmou que era determinado pelo nascimento. Ele explicou que os esforços feitos para aumentar os níveis de inteligência em crianças (programas específicos e jogos de memória, por exemplo) tinham sucesso limitado e, assim que os testes terminavam os níveis baixos anteriores de cognição voltavam à tona.

Os dados realmente mostravam que a inteligência não poderia ser melhorada, pelo menos não para criar uma mudança duradoura. Bem, eu discordei e comecei a pesquisar métodos que pudessem melhorar a inteligência e até a memória e os níveis de cognição.

Além de descobrir que a dieta alimentar desempenha um papel importante nas funções cerebrais, eu comprovei que alguns suplementos naturais como o Intelimax IQ, por exemplo, proporciona os nutrientes para aprimorar a inteligência.

maximizar o potencial cognitivo

Mas, o que é “Inteligência”?

Primeiramente, vamos entender o que significa a palavra “inteligência”. Claramente, não significa um aumento do volume de fatos ou porções de conhecimento que podem ser acumulados, ou aquilo que podemos referir como inteligência cristalizada, isso não é treinamento de memorização, é exatamente o contrário disso.

A prática aqui é aumentar o fluxo de inteligência, isto é, a capacidade de aprender novas informações, retendo-as e usando este novo conhecimento como fundação para resolver problemas e questões, ou até mesmo aprender novas habilidades. Isto sim é inteligência!

E, o que é memória?

Apesar de não ser sinônimo de inteligência, a memória está relacionada com a inteligência numa escala bem mais ampla. Para gerar padrões inteligentes de comportamento e ação, uma boa memória de trabalho é muito importante.

Portanto para uma inteligência mais competente, a melhora na memória vai ajudar significativamente. É como usar os melhores componentes no desempenho otimizado das nossas funções cerebrais.

A memória então, é a soma de tudo aquilo que armazenamos e nos dá a capacidade de aprender e adaptar as experiências anteriores, além de criar novas conexões. É a habilidade de recordar experiências passadas e o poder de processar fatos, figuras, habilidades, hábitos e conceitos.

5 maneiras de maximizar o potencial cognitivo.

Além dos benefícios de suplementos naturais como o Intelimax IQ, dieta alimentar saudável, as atividades orgânicas podem oferecer princípios primários que quando praticados resultam em benefícios imediatos à inteligência humana:

  1. Procure sempre por novidades. Alimente o seu cérebro com informações novas todos os dias. Um novo conceito, uma nova história, um novo nome, enfim algo novo que nunca existiu antes em sua memória.
  2. Desafie você mesmo com novos objetivos. Esta prática pode fazer parte de um exercício de autoestima, onde poderá tentar recordar nomes difíceis. Aprender coisas em outras línguas e repetir tudo até conseguir memorizar. Tentar lembrar o nome de todos os amigos de infância em ordem alfabética.
  3. Pense sempre de forma criativa. Isto é um exercício de criatividade. Por exemplo, ao imaginar a casa de um amigo, tente mudar a cor e a arquitetura. Tente criar formas diferentes para uma flor, por exemplo. Ou cores que não existem. Imagine veículos que ainda não foram inventados.
  4. Faça coisas da maneira menos fácil. Não ande de elevador, suba a escada! Ao invés de ler o jornal a partir da primeira página, tente começar pela última.
  5. Faça amizades novas! Aumente a sua rede de amigos. Faça um amigo novo por semana se puder. Quanto maior o número de pessoas que conhece, maior a chance de ser exposto a situações novas e diferentes com maior frequência.

Uma mudança de vida pode proporcionar caminhos de conexões de inteligência no cérebro. Exercícios físicos podem oxigenar o fluxo sanguíneo que por sua vez, fluidifica e tonifica as funções cerebrais.

Faça longas caminhadas ao ar livre!

Comentários