Tipos de Calça: Saiba qual usar

diversos tipos de calças nas lojas e às vezes ficamos na dúvida em qual comprar para combinar com as atividades que exercemos em nosso dia-a-dia

Hoje em dia encontramos diversos tipos de calças nas lojas e às vezes ficamos na dúvida em qual comprar para combinar com as atividades que exercemos em nosso dia-a-dia. Para isso, selecionamos os estilos mais usados nos últimos tempos para tirar todas as suas dúvidas.

Reta

Esse é o modelo mais básico que existe no mercado. Ela se caracteriza pelo corte reto por toda a perna. E existem variações de cintura alta e baixa, então é preciso cuidado na hora de comprar para que não fique sobrando tecido na cintura.

Use as cores mais claras durante o dia e as mais escuras para a noite ou trabalho.

Skinny

Se tornou peça coringa em nosso guarda-roupas. Ela é feita em jeans e é justa por toda a perna. Por isso, combine com blusas mais soltas e larguinhas como t-shirts, alcinhas, camisas e blusas de tricô, para manter o equilíbrio. Se precisar esconder os quadris, use blusas mais compridas; se quiser criar volume, faça sobreposições; e se quiser alongar o corpo, use salto alto.

Cigarrete

É muito parecida com a skinny, mas pode ser feita com diversos tecidos. Ela não fica tão justa, e chega até o ossinho do tornozelo.

Boca de Sino

Foi sucesso dos anos 70, a calça que originou a flare. Ela é mais justa na coxa e começa a abrir um pouco acima do joelho. A diferença é que sua boca é bem aberta, muito mais do que a da flare.

Flare

Como falamos acima, essa é uma variação modernizada da boca de sino. Ela é justa na coxa e na altura do joelho começa a abrir em direção ao pé. Use com blusas mais soltas e larguinhas como t-shirts, alcinhas, camisas e blusas de tricô. Para diminuir o quadril, use um casaquinho mais comprido; para dar mais volume, use blusas mais larguinhas por dentro da calça; e para alongar o corpo, use salto alto e plataformas.

Fusô

Tipo de calça parecida com a Skinny, mas feita de um tecido bem maleável e leve, e é totalmente colada ao corpo, e possui uma alça que deve ser colocada na sola do pé.

Legging

É como a fusô mas sem a alça para colocar na sola do pé. Ela possui variações no seu comprimento, no tipo de tecido e nas estampas, sendo a maioria própria para a prática de atividades físicas.

Capri

São calças que variam de comprimento, desde o meio da canela até o tornozelo. Parecem ser retas pelo seu comprimento mas são levemente afuniladas em sua extensão.

Cropped

Essa peça possui uma barra bem mais curta que a Capri, sendo abaixo do joelho até a metade da canela. Se quiser, pode adaptar qualquer tipo de calça nesse modelo.

Cargo

Famosas nos anos 90, eram largas com bolsos nas laterais e usadas com camisetas justas. Hoje são uma variação, quase sempre em tons de verde e ainda com os bolsos.

Saruel

Com origem oriental são mais largas no gancho da calça, e possui variações com esse gancho bem mais baixo que se assemelha a uma saia, sempre feita com tecidos leves.

Boyfriend

Parece que pegou uma calça jeans do seu namorado. Caracteriza-se por ser bem soltinha, com gancho mais baixo, ter corte reto e quase sempre são “detonadas”. Use blusas mais justas para contornar a peça larga.

Clochard

No quadril fica mais solta e vai afunilando pela perna até os tornozelos. Tem pregas abaixo do cós, e sempre em tecidos bem leves.

Pantalona

Esse modelo, normalmente, é feito com cintura alta, tanto com corte mais reto e largo quanto largo e abrindo em direção aos pés, se tornando uma peça sofisticada, tendo modelos em jeans e outros tecidos.

Social

No trabalho, entrevistas ou outras situações mais formais, esse modelo de calça é o mais apropriado, com tecidos leves e cores mais sóbrias. Têm corte reto e possuem vincos. Podem ser combinadas com blazer da mesma cor ou diferente.

Alfaiataria

É uma variação da calça social, mas moderna. Possui em diversas cores, também em tecidos mais leves, e pode ser combinada com várias maneiras.

Jegging

É a combinação da calça Skinny e da Legging. Seu tecido possui muito mais elastano e é mais leve que o da Skinny, e por isso lembra a Legging. Use com t-shirts larguinhas e compridas.

Harem

São peças inspiradas nas calças das odaliscas. Possuem cintura marcada, largas no comprimento e presas no tornozelo com elástico.

E aí, qual você mais gosta?

Comentários